ANALISE DESENVOLVIMENTO
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – UNIP
Será esboçada a quantidade de dispositivos que serão utilizados na LAN (Local Área Network), ou rede local, da empresa Mercadus. Uma LAN é uma rede privada atuando em um local determinado, como residência, colégio, ou escritório, como no caso do presente trabalho. As LANs servem para fazer a conexão dos recursos dos computadores entre si e entre eles e e aparelhos eletrônicos (scanners, impressoras). Para esta rede empresarial sem fio, será usado o padrão IEEE 802.11, popularmente conhecido como WiFi; Já para a topologia física da rede local empresarial com fios será utilizado o padrão IEEE 802.3, chamado Ethernet. A empresa apresenta como características as seguintes:
Utilizar-se-á de 70 hosts (ponto final de comunicação) no primeiro momento, que serão 42 Pcs, 7 impressoras, 7 scanners, 7 switches e 7 roteadores (Roteador TP-Link Wireless TL-WR740N – 150 Mbps) , distribuídos dessa forma: 6 Pcs, 1 scanner,1 impressora, 1 switch e 1 roteador por sala da empresa;
Utilizar-se-ão, com o acréscimo de 15% nos próximos 3 anos, 81 hosts, que serão 48 Pcs, 8 impressoras, 8 scanners, 9 switches e 8 roteadores, , distribuídos dessa forma: 6 Pcs, 1 scanner,1 impressora, 1 switch e 1 roteador por sala da empresa;
Utilizar-se-á de 7, primeiramente, e de 8, após 3 anos, roteadores de acesso sem fio, 1 em cada sala da empresa, para a rede Wi-Fi que será utilizada por visitantes e pelos próprios funcionários que possuam dispositivos que permitam o uso dessa tecnologia.
Utilizar-se-á de 9 switches tipo Switch 8 portas D-Link 10/100 DES-1008A, que fornecerão 72 portas para conexão de equipamentos da rede cabeada integrada da empresa, e que consequentemente estarão dentro do planejamento de crescimento da rede de conexão da empresa, que terá, mantido o crescimento de 15% em até 3 anos, uma necessidade de 64 portas disponíveis para a conexão dos equipamentos da rede.
Para o