ANALISE DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS
I – Análise Horizontal
Demonstra a evolução das contas patrimoniais e de resultado dentro de uma série de exercícios.
Através desta técnica é possível avaliar e acompanhar a evolução das Receitas e das Despesas bem como dos investimentos realizados.
II – Análise Vertical
Permite determinar a participação relativa de cada conta no grupo total. A análise vertical demonstra a estrutura econômico-financeira da empresa.
4 – Análise Vertical / Horizontal
A Análise Vertical ou de estrutura, das Demonstrações Financeiras corresponde ao estudo das alterações das composições dos elementos patrimoniais, Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e Resultado do Exercício.
A composição dos grupos patrimoniais pode indicar o perfil da empresa.
Uma empresa comercial tende a apresentar um ativo Circulante com uma participação mais acentuada diante de todo o ativo; já uma empresa industrial a participação do Imobilizado é maior no conjunto do Ativo.
A análise vertical visa demonstrar ao analista, a proporção que representa cada conta em relação ao grupo contábil em que se encontra, ou como comumente é mais utilizada, em relação ao total geral da demonstração analisada.
Para melhor entendermos esta sistemática, vamos verificar uma análise vertical da Demonstração de Resultado do Exercício, como segue:
Este tipo de análise verifica a participação de cada conta de Resultado em relação às vendas. Neste caso o valor das Vendas Líquidas corresponde a 100%.
Demonstração do Resultado da empresa Exemplo, Balanço encerrado em 31 de Dezembro.
A Análise Horizontal (de Evolução) das Demonstrações Contábeis, visa mostrar a evolução de cada conta (ou grupo de contas) em determinado período de tempos consecutivos.
O objetivo da Análise Horizontal é conhecer a evolução das Contas Patrimoniais ou de Resultado em comparação a um determinado período.
Para se processar a análise Horizontal é necessário se estabelecer uma data-base que