analise de uma mente
Ensino Fundamental e Médio
ESTALACTITES E ESTALAGMITES
JEFERSON TORRES DE LIMA
PALMEIRINA-PE
2013
JEFERSON TORRES DE LIMA
ESTALACTITES E ESTALAGMITES
Trabalho apresentado ao professor Acácio Brito que leciona a disciplina de Geografia no 1º Ano “C” da Escola Estadual Regina Pacis para obtenção de notas.
PALMEIRINA-PE
2013
INTRODUÇÃO
Podemos remeter as palavras estalactite e estalagmite à palavra grega "stalassein", que significa "pingar". Ela se encaixa, pois descreve a forma como as duas são formadas na natureza. Embora pareçam naturais e um pouco assustadoras, as estalactites e estalagmites crescem simplesmente em decorrência da água que passa sobre o material inorgânico e através dele. As cavernas de calcário, onde a maior parte das estalactites e estalagmites é encontrada, são compostas principalmente de calcita, um mineral comum encontrado nas rochas sedimentares.
ESTALACTITES E ESTALAGMITES
Estalactites
Imagine uma caverna...
O que lhe vem à mente?
Provavelmente você pensou naquelas formas horizontais pontiagudas, algumas apontando para baixo e outras, para cima, correto?
Essas formações são denominadas estalactites, quando estão no alto; e estalagmites, quando estão para baixo. Ambas são formações decorrentes do gotejamento de água das fendas das paredes das cavernas de rocha calcária, transportando parte do calcário desta. Ao entrar em contato com o ar, precipita um anel de calcita na base desta gota. Este processo se repete enquanto houver água penetrando pela fenda: cada nova gota dará origem a um novo anel de calcita, consolidando formas cônicas e pontiagudas denominadas estalactites.
A estalactite e estalagmite tendem a se unir, uma vez que esta última é resultado do gotejamento que deu origem àquela - os pingos das estalactites, ao caírem no fundo da gruta, tendem a se precipitar, dando origem às estalagmites, que possuem forma mais