analise de um quadro
- Na figura está representada uma cena histórica;
- Nela estão representados um homem acompanhado de uma guitarra portuguesa, uma senhora com um cigarro na mão, diversas garrafas, um copo, uma janela, alguns panos (uns pendurados e outros pousados numa mesa) e também algumas representações, tudo isto integrado numa pequena e simples casa;
- O homem parece estar a cantar fado acompanhado do seu instrumento musica (guitarra portuguesa), este revela-se um pouco embriagado devido ás suas expressões e também aos objectos que se apresentam junto dele, nomeadamente as garrafas e o copo, para além disso ele apresenta-se com umas vestes tradicionais. Junto deste personagem está uma mulher com ar de estupefacta e de certo modo com um olhar apaixonado, esta está acompanhada de um cigarro e de umas vestes simples. O local aparente ser um lugar de pessoas não muito poderosas (classe baixa/povo), e os objectos um pouco antiquados e colocados de forma desorganizada.
Composição- O quadro apresenta linhagens pouco evidenciadas e pouco expressivas, apesar disso apresenta perspectiva sendo o fundo esquerdo lugar onde os objectos se encontram mais reduzidos e o restante encontra-se aparentemente mais aproximado.
Desenho- Nesta representação a linha não está evidente na delimitação das figuras e dos objectos, neste caso considero-as acessórias.
As cores- As cores dominantes nela são as cores frias estando realçadas as vestes da mulher com algumas cores quentes. As cores são fundamentais pois exprimem algo diferente do restante.
Luz- A luz vem da parte inferior esquerda e parece realçar evidentemente a mulher.
Matéria- A matéria utilizada na sua realização é a pintura a óleo.
- Nesta representação aquilo que sobressai são as personagens, devido aos papeis que estão a “representar”. A utilização das cores pretende fazer sobressair os pequenos detalhes e dar perspectiva à figura. A técnica utilizada não é o factor decisivo no estilo do autor,