analise de texto
Conforme a NBR/ABNT 10520 (2002, p. 16), citação é a “[...] menção [no texto], de uma informação extraída de outra fonte”. Sua finalidade é fundamentar, esclarecer e/ou sustentar a ideia do autor do trabalho que está sendo elaborado.
As citações são indicadas no texto e devem ter a indicação da sua fonte completa organizada por um sistema de chamada: numérico (em notas de rodapé) ou autor-data (na lista de referências). O sistema adotado deve ser o único usado ao longo de todo o trabalho2
.
8.1 Citação direta
É um trecho, copiado fielmente da obra do autor consultado, podendo ser: direta curta
(até três linhas) e direta longa (mais de três linhas).
a) Citação direta curta: tem no máximo 3 linhas e aparece no corpo do texto, entre aspas, acompanhada das referências.
b) Citação direta longa: tem mais de 3 linhas e aparece com recuo de 4 cm da margem esquerda, em espaçamento simples, sem aspas e com fonte em tamanho 10. Antes e depois do trecho citado deixa-se um espaço 1,5.
Modelos de citação direta
Citação direta curta, com indicação de autoria na sentença
Exemplos:___________________________________________________________________
Só a primeira letra maiúscula.
Segundo Moreira (2005, p. 12), “[...] a proteção do patrimônio público, frise-se, é objetivo a ser perseguido sob regime político.”
Para Costa (2005, p. 66), “[...] o direito de propriedade nasceu com a sociedade, sendo definido como o direito de usar, gozar e dispor das coisas de forma absoluta.”
___________________________________________________________________________
2
Salienta-se que a Faculdade Alfredo Nasser opta pelo uso do sistema autor-data, ou seja, os autores mencionados no corpo do texto são elencados, em ordem alfabética na lista de referências, ao final do trabalho. 36
Citação direta curta com indicação de autoria fora da sentença
Exemplos:___________________________________________________________________
“Um dos princípios do