Analise de SWOT
Matriz SWOT (ou F.O.F.A.)
• A avaliação das Oportunidades e Ameaças em conjunto com as
Forças e Fraquezas permite à Organização se posicionar frente ao futuro, criando as bases para as definições de Objetivos e
Estratégias.
Trabalhando com a Matriz SWOT
•
•
•
Construção da matriz: utilizamos o resultado das avaliações dos ambientes externo e interno. Nas linhas lançamos as principais forças e fraquezas identificadas nos diagnósticos internos e nas colunas as principais oportunidades e ameaças levantadas em cada cenário alternativo. É conveniente elaborar uma matriz para cada cenário estudado.
Iniciamos com a comparação da primeira força com a primeira oportunidade, utilizando as seguintes perguntas:
– o quanto (ou como), essa força auxilia no aproveitamento dessa oportunidade por parte da organização? A força alavanca a oportunidade?
A seguir analisamos as forças com as ameaças:
– o quanto essa força consegue neutralizar ou pelo menos minimizar determinada ameaça? O resultado final nos dará um bom quadro da capacidade defensiva da organização.
Trabalhando com a Matriz SWOT
• Depois comparamos as fraquezas com as oportunidades, buscando respostas à seguinte pergunta:
– a existência dessa fraqueza prejudica ou nos impede de aproveitarmos determinada oportunidade? Quão mais pontos deste quadrante estiverem correlacionados, mais débil estará a organização.
• Por fim, avaliamos as fraquezas, com as ameaças. A pergunta é:
– essa fraqueza é uma porta de entrada para a ameaça? Se a resposta for não, ótimo, significa que, pelo menos essa ameaça não vai contar com a ajuda de nenhum fator interno da organização para se instalar e prejudicar os negócios. Esse é um ponto que merece o máximo das atenções, pois representa uma vulnerabilidade da organização. Se muitas relações forem encontradas nesse quadrante, o sinal de alerta deve ser acionado! Analisando a matriz SWOT
•
Como será que fica o quadro final quando a análise estratégica está pronta?
Há