Analise de sobrevivência
Maircon Batista Ribeiro
Analise de sobrevivência
Atividade: Ajuste o modelo de Riscos Proporcionais de Cox para o conjunto de dados no arquivo “Atividade Estatística Multivariada X.sav”. O arquivo contém dados
(fictícios) sobre o tempo, em dias, até que um individuo acione o seguro de seu carro.
Os dados compõe uma amostra de 250 segurados do DF.
As covariáveis consideradas foram:
Idade em anos do segurado (variável quantitativa); sexo (categórica) 0 = Feminino; 1 = Masculino; residência (categórica) 0=Asa norte; 1=Asa Sul; 2=Demais localidades
Questão1: Qual(is) característica(s) pode(m) ser consideradas fatores de risco em um segurado? Com o intuito de se encontrar quais as variáveis que estaria causando uma possível violação da suposição de riscos proporcionais, foram construídos os três gráficos abaixo. Podemos observar que em todas as covariáveis analisadas, o risco de acionamento de seguro não é proporcional, pois as curvas obtidas não apresentam diferenças constantes no tempo.
Observa-se e supõe-se que o sexo feminino tem maior sobrevivência que o sexo masculino e as demais localidades também possuem maior sobrevivência que a Asa Sul e Asa Norte.
Analisando a tabela 02:
Para a covariável Local, o risco de uma pessoa que reside na Asa Sul (X=1) acionar o seguro é 1,735 vezes o risco de uma pessoa que reside na Asa Norte (X=0) acionar o seguro. E o risco de uma pessoa que reside nas demais localidades (X=2) acionar o seguro é 1,308 vezes o risco de uma pessoa que reside na Asa Norte (X=0).
Para a covariável Idade, observando-se a tabela abaixo, podemos verificar que, quanto maior a idade de uma pessoa, menor é o risco (exp{β}) de o indivíduo acionar o seguro.
Para a covariável Sexo, o risco de um homem (X=1) acionar o seguro é 4,32 vezes o risco de uma mulher (X=0) acionar o seguro.
Tabela 02 – Variáveis na equação.
Portanto, podemos inferir que os fatores de maior risco para o acionamento do