Analise de sistemas
Cada linguagem de programação aceita um estilo ou grupo de normas para que você escreva o programa e não se perca diante da estrutura do texto. E essas diversas linguagens, todas apresentam características próprias, dentre esses paradigmas destacam se: Paradigma imperativo, Paradigma declarativo, Paradigma funcional, paradigma orientado a objetos.
Paradigma imperativo: também conhecido como procedural. Nesse tipo de programação, o programa é dividido em diversas partes menores (subdividido). O problema até que ele seja transformado varias partes. É o paradigma mais utilizado atualmente por programadores.
Essas divisões e subdivisões do programa são chamadas: rotinas, funções ou mesmo procedimentos de um determinado programa. Ex: ele muito utilizado para gerenciamento e cálculo de notas em escolas onde a nota final é em função de varias provas ou até mesmo recuperação final geralmente essas operações são dividas em etapas: uma para somar as notas, outras pra dividir e outras para verificar se necessidade de recuperação e etc.
Dentre as vantagens
Vantagem: a divisão do problema o que na maioria das vezes facilita a resolução e a manutenção do programa, pois realiza uma única instrução de cada vez mantendo os dados intactos.
Desvantagem: possui relação indireta com as entradas o que induz vários estados e erros.
Exemplos de programação que utilizam esse método: ada, algol, C, basic etc.
Paradigma lógico: O modelo Declarativo ou Lógico encara o problema de uma perspectiva lógica. Um programa lógico é equivalente à descrição do problema expressa de maneira formal, similar à maneira que o ser humano raciocinaria sobre ele. O problema é descrito em função de afirmações e de regras sobre os objetos. Procurou-se possibilitar a total supressão da parte algorítmica e procedimental: cabe ao interpretador (ou compilador) encontrar os caminhos ou processos de resolução do problema.
Mais utilizado: PROLOG.
Por experiência, trata-se de uma