Analise de sistemas
Foi desenvolvido inicialmente por Jeff Sutherland e por sua equipe no início da década de 1990. O Scrum, usa um conjunto de “padrões de processo de software”, que são adequados para projetos com prazos apertados e requisitos que mudam freqüentemente. Cada padrão de processo define um conjunto de atividades.
O ciclo de vida do Scrum é baseado em três fases principais:
Pré-planejamento (Pre-game phase): os requisitos são descritos e priorizados no Product Backlog. O planejamento inclui também a estimativa de esforço para cada requisito, definição da equipe de desenvolvimento, as ferramentas a serem usadas, os possíveis riscos do projeto, as necessidades de treinamento e uma proposta de arquitetura de desenvolvimento baseada na lista de tarefas.
Desenvolvimento (Game phase): o software é desenvolvido sprints, que duram de acordo com o TIME-BOX, e na qual cada equipe recebe uma parte do backlog para desenvolvimento. Sempre apresenta um produto executável ao final.
a) Daily SCRUM: com duração estipulada, a qual é gerenciada pelo líder de cada equipe e que tem como objetivo a maior integração da equipe, rápida solução de problemas e medida do progresso contínua.
b) Revisão: Apresentação do produto ao cliente, tendo como finalidade a apresentação de resultados concretos ao cliente, integração e testes de parte do software e motivação da equipe.
Pós-planejamento (post-game phase): iniciada quando todos os tópicos são satisfatórios tempo, competitividade, requisitos, qualidade, custo). Atividades: testes de integração, testes de sistema, documentação do usuário, preparação de material de treinamento, preparação de material de marketing.
O ciclo de vida do Scrum tem o seu ciclo composto por uma série de iterações bem definidas, cada uma com duração de duas a quatro semanas, chamadas Sprints. Antes de cada Sprint, realiza-se uma reunião de planejamento (Sprint Planning Meeting) em que os membros do time tem contato com o Product Owner para selecionar e