Analise de sistema
Rogério Pereira de Sousa Aula 2 Data: 01/11/2012
Apresentação da Aula
Conceitos Básicos Software Engenharia de Software(Método, Ferramentas, Processos) Visão Genérica de Processos de Software Comunicação Planejamento Modelagem Construção Implantação
Apresentação da Aula
Modelo de processos Modelo cascata Prototipação Modelo Iterativo Tipos de Requisitos; Gerenciamento de requisitos; Desenvolvimento de Estudo de Caso.
REQUISITOS DE SOFTWARE
Tipos de Requisitos
Os requisitos podem ser classificados de duas grandes classes:
Requisitos Funcionais; Requisitos não Funcionais;
REQUISITOS FUNCIONAIS
Os requisitos funcionais devem traduzir aquilo que se espera de um sistema, estando diretamente vinculado a funcionalidade do software.
Exemplo de requisitos funcionais:
•O sistema deve emitir um relatório mensal de clientes inadimplentes; •O sistema deve prover um formulário para entrada de dados de um paciente; •O sistema deve emitir um comprovante de pagamento para o cliente;
REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS
Os requisitos não funcionais são restrições colocadas sobre como o sistema deve realizar seus requisitos funcionais. São Classificados em:
Requisitos de Produtos; Requisitos de Processo; Requisitos externos;
Requisitos de Produtos:
São aqueles que definem como o produto deve se comportar . Está ligado a : Eficiência e confiabilidade; Exemplo: *O sistema deverá processar n requisições por um determinado tempo. *O sistema deverá ter alta disponibilidade, p.exemplo, 99% do tempo.
Requisitos de Processo: São consequências das políticas e normas estabelecidas pela organização ou pelo desenvolvedor. Exemplo:Requisitos de Padrão , de implementação e de entrega. * Um relatório de acompanhamento deverá ser fornecido toda segunda-feira. *o sistema deverá ser desenvolvido na linguagem Delphi.
Requisitos externos:
São aqueles que provêm de fatores externos ao seu desenvolvimento.
Por exemplo: