Analise de Sistema
Aula 06
ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO
1. ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO
Em alguns casos é necessário repetir uma parte do algoritmo um determinado número de vezes. Para isto estão disponíveis as estruturas de repetição, que faça o processamento de um determinado trecho tantas vezes quantas forem necessárias.
Esta repetição também pode ser chamada de laço ou loop.
As estruturas de repetição podem ser divididas em duas:
• Loops contados, quando se conhece previamente quantas vezes o comando composto no interior da construção será executado;
51
Algoritmos I - Adriano Câmara - UNIGRAN
• Loops condicionais, quando não se conhece de antemão o número de vezes que o conjunto de comandos no interior do laço será repetido, pelo fato de o mesmo estar amarrado a uma condição sujeita à modificação pelas instruções do interior do laço.
1.1 Variáveis Contadoras
Quando uma variável é contadora ela tem por característica armazenar dentro de si um número referente a uma certa quantidade de elementos ou iterações
1.2 Variáveis Acumuladoras
Quando uma variável é acumuladora ela tem por característica armazenar dentro de si o resultado acumulado de uma série de valores.
1.3
Repetição Condicional - ENQUANTO......FAÇA
Esta estrutura executa uma seqüência de comandos repetida vezes, enquanto uma determinada condição permanece válida (verdadeira). Esta estrutura faz o teste da condição antes de iniciar a repetição; se o primeiro teste falhar, o bloco de instruções de comandos no seu interior não é executado nenhuma vez e a execução prossegue normalmente pela instrução seguinte ao Fimenquanto.
Se a condição for verdadeira o comando composto é executado e ao seu término retorna-se ao teste da condição. Assim, o processo acima será repetido enquanto a condição testada for verdadeira. Quando esta for falsa, o fluxo de execução prosseguirá normalmente pelas instruções posteriores ao Fimenquanto.
Sintaxe:
enquanto faça