Analise de rotatividade
A Análise da Rotatividade ou do Giro demonstra a “velocidade” de renovação de determinados elementos do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, durante certo período de tempo. Os índices desta análise refletem a “liquidez e a rentabilidade” da empresa. (IUDÍCIBUS, 2009, 100).
Os índices da “Análise da Rotatividade ou do Giro” serão apresentados a seguir:
1) “Rotatividade do Estoque de Produtos Acabados”
“REPA = Custo dos Produtos Vendidos “ Estoque Médio de Produtos Acabados
A Rotatividade do Estoque de Produtos Acabados evidencia a renovação dos Estoques provocada pelas Vendas. Isto é, quantas vezes as Vendas provocaram a renovação dos Estoques. Este índice demonstra quanto tempo leva para vender os Estoques. O Analista deve estar atento ao “Método de Avaliação do Estoque” empregado e com o “cálculo do Estoque Médio”. Nem sempre, o Analista tem acesso às informações contábeis necessárias que possibilitem a observação do “Método de Avaliação do Estoque” e do cálculo do Estoque Médio. Este índice também pode ser utilizado, considerando os “Estoques de Materiais” e os “Produtos em Elaboração”. (IUDÍCIBUS, 2009, 100 – 101).
MARION (MARION, 2009, 113) apresenta uma outra fórmula para calcular o "Prazo Médio de Renovação dos Estoques". Este índice também demonstra, aproximadamente, "quantos dias" são necessários para que a empresa possa "vender seu estoque".
"PMRE = 360 X Estoques" Custo das Vendas
2 – “Prazo Médio de Recebimento de Contas a Receber” (“Vendas a Prazo”)
“PMRCR = Contas a Receber Médio “ Vendas Médias
O Prazo Médio de Recebimento de Contas a Receber demonstra, em média, quantos dias são necessários para que a empresa possa “receber as suas Vendas a Prazo”.
As Vendas Médias a Prazo são obtidas através da divisão do Valor das Vendas a Prazo pelo período expresso em anos, meses, dias, semestres, etc. (IUDÍCIBUS, 2009,