Analise de riscos
Atividades:
1. Efetuar leitura do artigo “Mapeamento do Gerenciamento de Riscos no PMBOK, CMMI-SW e RUP” de Pascale Correia Rocha e Arnaldo Dias Belchior, e desenvolver resumo destacando as diferenças entre o Gerenciamento de Riscos nos três modelos de gerenciamento de projetos. O PMBOK descreve o conhecimento e as melhores práticas em gerenciamento de projetos. O conhecimento necessário para gerenciar projetos está dividido em nove áreas, Gerência de Integração, Gerência de Escopo, Gerência de Tempo, Gerência de Custo, Gerência de Qualidade, Gerência de Recursos Humanos, Gerência de comunicação, Gerência de Riscos e Gerência de Aquisições.
Os objetivos da gerência de riscos são aumentar a probabilidade de ocorrência e os impactos de eventos positivos.
O CMMI-SW foi criado para atender às varias atividades relacionadas ao desenvolvimento de software. Foi desenvolvido para a implantação e melhoria do processo dos processos das organizações e a habilidade para gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. O CMMI contém duas representações: Por estágio e contínua.
O RUP é um framework de processo iterativo e incremental que provê uma abordagem disciplinada para o desenvolvimento de software, foi desenvolvido baseado em melhorias praticas de desenvolvimento e em princípios fundamentais, direcionado a casos de usos, a riscos e ser iterativo.
Toda vez em que um risco for identificado, o ideal é atacar o quanto antes no ciclo da vida do projeto, sempre objetivando a garantia da produção de software, à medida que os riscos sejam mais fáceis de serem localizados os custos envolvidos são menores. No RUP, o ciclo da vida é iterativo e dividido em quatros fases, que enforcam a problemática do risco de uma maneira cooperativa que são eles: Concepção, elaboração, construção e transição.
2. A partir do artigo e materiais auxiliares, escolher um dos três modelos de gerenciamento de projetos