Analise de propaganda gol turbo
Curso: Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Nome: Alex da Silva Neres
RA: 2505001336
Turma: Publicidade e Propaganda - 1º semestre
Professor: Paulo Marquêz
A geladeira da discórdia
A VW inovou em 2000 ao lançar o Gol 1.0 16v Turbo. Era o primeiro carro com motor 1.0 e turbo compressor do mundo. Possuía 112 cavalos de potencia, 43 cavalos do que o concorrente mais próximo, que era o Gol 1.0 16v convencional. O lançamento causou bastante furor, e logo após testes feitos pelas revistas automotivas de todo o país, a versão se tornou sonho de consumo de muitos jovens brasileiros. E todas as campanhas do modelo passaram a ser vinculadas apenas a essa versão que tinha vendas cada vez mais crescentes.
Vendo essa ascensão do modelo, a Ford resolveu investir em algo similar. Em 2002, foi lançado o Fiesta com design totalmente diferente e junto com isso, veio a opção do motor 1.0 Supercharger. O principio era quase o mesmo do Gol Turbo: um carro de baixa cilindrada, mas superalimentado neste caso, por um compressor volumétrico que aumentava a potencia do motor para 95 cavalos, portanto 17 cavalos de potência a menos que o Gol Turbo. Porém a Ford jogava o argumento do design mais atualizado, do preço menor e do maior espaço interno de seu carro, como foi mostrado em várias campanhas na TV feitas pela agência J.W Thompson. Isso fez com que as vendas do Fiesta Supercharger começassem a ameaçar o reinado do Gol Turbo, que até então não tinha concorrentes. A Volkswagen então, junto com a agência publicitária AlmapBBDO criou uma campanha fazendo uma analogia direta ao concorrente, no final de 2002.
O comercial começava com o narrador destacando todas as características do motor, que o mesmo era o mais potente da categoria, e depois emendava:
“O único com a tecnologia turbo, a mesma dos aviões. Agora, ele tem um concorrente que usa o motor com compressor, o mesmo de... alguns eletrodomésticos”.
Nisso, aparecia