Analise de Problema: Recrutamento e seleção
Não é de hoje que o mercado de trabalho se encontra em um alto nível de concorrência, está cada vez mais complicado encontrar oportunidades, com o desenvolvimento do ramo industrial e tecnológico dentro do nosso país, as empresas acabam gerando diversas novas vagas de emprego todos os dias, para milhares de concorrentes, o que, por sua vez, acaba filtrando a população na hora de selecionar novos funcionários para cargos específicos. Mas será que com tantas vagas para operar máquinas e equipamentos de ultima geração e tantos processos jurídicos, legislativos, políticas internas a serem compreendidas, também existe formação necessária nas escolas técnicas e faculdades? E a mão de obra qualificada que se exige na hora de contratar novos funcionários?
O problema
Em uma empresa de grande porte que estava em pleno crescimento econômico, era necessário que houvesse o preenchimento de novos cargos, tanto nos setores administrativos quanto no setor financeiro, cargos estes que exigiam um conhecimento específico considerável por parte de seus desenvolvedores, era preciso então, realizar uma seleção e buscar a mão de obra qualificada para exercer tais funções.
Depois de um longo processo de seleção onde analisaram candidato por candidato, foram escolhidos os funcionários que preencheriam tais vagas de conhecimento específico na empresa, só que com o passar do tempo, foi nitidamente observado que os contratados possuíam muitos despreparos resultantes de uma série de erros de formação primária, o que foi muito prejudicial à empresa de inicio e custou muito tempo e dinheiro da mesma.
Problemassistêmicos
Estas deficiências, na formação do perfil de cada contratado, acabaram por gerar um número significativo de erros dos mesmos nos setores financeiros e administrativos, atrasos de prazos, clientes mal atendidos, confusão de