Analise de Obras
Título: O Nascimento de Vênus
Época: Renascimento
Estilo: Renascentista
Essa imagem ao contrário de muitas outras que representavam Vênus na época, que embora esteja retratada nua, está numa posição pudica, não simboliza o erotismo, e sim extrema pureza. E ao contrário de outros artistas do mesmo estilo, o corpo não está retratado com perfeição, pois o pescoço e os ombros estão ligeiramente deformados.
Autor: Hieronymus Bosch
Título: O Jardim das Delicias
Época: Renascimento
Estilo: Renascentista
Essa imagem eu a considero muito inteligente, pois retrata o modo em que o ser humano pensa, e não somente seu estereótipo como a maioria dos artistas representam. E ao meu ver, é como se fosse uma espécie de ‘’ Timeline’’ mostrando a criação, o mundo ‘’ atual’’ onde nós dominamos e fazemos oque queremos, e o caos que nos mesmos causaríamos ao fazer o que queremos. Embora seja considerada uma obra renascentista, ela foge aos conceitos renascentista, onde tudo é representado com perfeição, nessa obra as pessoas são relativamente simples, e num cenário alucinado.
Na imagem à esquerda, é representado a criação, o jardim do éden, com extrema pureza e paz, no painel central está o jardim das delicias, onde existe uma utopia onde o desejo carnal está acima de tudo e no fim temos o inferno, onde todos pagam pelo que fizeram.
Autor: Bernini
Título: Êxtase de Santa Teresa
Época: Sec XVII
Estilo: Barroco
Essa escultura é uma das que mais expressa a ideia do barroco, dramaticidade teatral, ao que mostra Santa Teresa, de acordo com a história, desfalecida sobre uma nuvem extasiada com o amor de Deus, ao momento em que o anjo perfura seu coração com uma flecha dourada com a ponta em chamas.