analise de mercado
Parte desta análise pode ser feita através de “desk research”, ou seja, levantar informações que estão disponíveis no mercado. E que certamente, se forem bem analisadas, servirão como uma ferramenta rica para os empreendedores e gestores. Uma dica importante: não se esqueça de checar se a fonte utilizada é confiável.
O que analisar?
Outra parte dessa análise pode ser feita visitando a concorrência e os fornecedores. É preciso olhar com lente de aumento o que está sendo feito e como está sendo feito. O que está dando certo e o que está dando errado.
Neste primeiro levantamento, já é possível ter uma boa referência de mercado: market-share (participação de mercado) dos principais concorrentes, potencial de mercado, saturação do mercado, tamanho e força dos concorrentes, riscos impostos pela economia… Nesta fase, já dá para começar a levantar pontos fortes, pontos fracos, forças e fraquezas (Análise SWOT) dos principais concorrentes e do seu negócio.
Agora vamos falar de quem pode definir, de fato, o sucesso ou o fracasso do seu negócio: o consumidor
Sem o consumidor, o seu negócio não acontece.
É preciso conhecer o máximo possível sobre esse personagem e duas ferramentas são fundamentais: a pesquisa de mercado e um atendimento ao consumidor estruturado que ajude a monitorar de forma organizada. Se você está começando seu negócio, antes de um atendimento bem estruturado, você vai precisar de pesquisa de mercado para responder várias questões sobre o consumidor.
Algumas sugestões de temas a serem pesquisados:
› O meu produto é pertinente ao consumidor?
› O que eu posso fazer para o produto ficar melhor para o consumidor?
› Quais