ANALISE DE MERCADO DE CAPITAIS
Conforme Debastiani (2008, p. 14) “equilíbrio, disciplina e paciência, aliados ao conhecimento técnico, são pilares de sustentação do sucesso financeiro nos investimentos em ações”. A análise técnica dedica-se a estudar os movimentos verificados nos preços e volumes de ativos financeiros negociados no mercado. Seu objetivo é de estabelecer previsões futuras sobre os preços de mercado com base nos gráficos que retratam o desempenho. (ASSAF,
2008, p. 146)
Conforme Finamore (2000) “fornece ao investidor, dentro da trajetória de preços de cada papel, pontos maximizados de compra e venda, indicações de esgotamento em tendências estabelecidas e a identificação de zonas máximas e mínimas de preços”.
Seguindo o pensamento do autor, por se tratarem de métodos estatísticos, tais sinais não representam uma verdade absoluta, apenas variações de probabilidade que apontam um futuro possível para o investimento, sendo realizável quanto maior for à propensão na história recente do papel ao efeito suposto do indicador. (FINAMORE,’ 2000)
A Escola Técnica analisa exclusivamente o mercado, desconsiderando a situação financeira da empresa, seus balanços, indicadores de performance e perspectivas do setor de atividade da empresa. Entende que as oscilações de preços estão ligadas ao “humor” do mercado em relação à ação e não à empresa. (DEBASTIANI, 2008 p. 16)
Para investir no mercado de capitais, faz-se necessário conhecer os mecanismos que o movimentam e selecionar as ferramentas de análise que irão possibilitar a identificação de oportunidades. (DEBASTIANI, 2008 p. 17)
1.1 Identificação e justificativa do problema
As decisões sobre compra e venda de ações devem ser baseadas em indicadores de mercado eficientes e em estudos estatísticos fundamentados nas melhores técnicas de análise de mercado. (DEBASTIANI, 2008 p. 19)
Conforme Assaf (2008, p. 146) “As ferramentas mestras de análise técnica são os gráficos dos indicadores de preço e volume,