Analise de mediçao
Nos dias de hoje, o mercado do ramo automobilístico está cada vez mais competitivo devido à inserção de concorrentes que há 15 anos não existiam para a indústria nacional. Desta forma, a concorrência aumenta e consequentemente a exigência do consumidor segue a mesma direção. Portanto as montadoras devem estar cada vez mais atentas para fabricar seus automóveis com a maior qualidade possível.
Quando se fala em qualidade, um dos parâmetros fundamentais a se levar em consideração é o controle dimensional, ou metrologia. É impossível fornecer produtos de qualidade sem que haja um processo de medição robusto que garanta que o material está sendo fornecido dentro das especificações previamente projetadas pelos Engenheiros de Projeto.
São várias as interferências que podem prejudicar a atividade de medição, dentre elas se destacam: Instrumento inadequado, ambiente inapropriado, operador destreinado, etc.
Portanto, é necessária a execução de técnicas que identifiquem estes potenciais problemas para que o departamento de melhoria contínua estude formas de melhoras os processos de medição e consequentemente garantir a satisfação dos clientes.
Com as ferramentas estatísticas do manual do MSA é possível identificar os problemas e propor as soluções.
2 - Análise dos Sistemas de Medição
A execução de estudos de MSA consiste na aplicação de técnicas estatísticas que têm por objetivo escreverem o tamanho e os tipos de variações dos resultados gerados por um Sistema de Medição, quando este é posto em operação em suas condições reais de trabalho.
A seguir encontramos os tópicos sobre Análise dos sistemas de Medição:
2.1 - Introdução - Sistema de Medição
O principal ponto para análise consiste em interpretarmos o sistema de medição como um processo. Desta forma, é importante ressaltarmos que não estamos avaliando simplesmente os equipamentos, mas o processo no qual utilizamos os equipamentos, o método e as pessoas para obtermos o resultado da medição.