Analise de livro
No texto da autora, Maria de Fátima Guerra de Sousa, existem uma série de perguntas que possuem varias possibilidades de respostas, onde todas essas respostas visão a qualidade na educação infantil. Tentaremos nesta síntese explicar o que entendemos sobre o texto lido.
Ao ler o texto entendemos que o aprimoramento do profissional da educação é extremamente importante onde vemos que na educação infantil, qualidade e diversidade são conceitos que se relacionam entre si. Existem muito autores e estudiosos que escreveram teorias especializadas que tem mostrado que apenas os programas de educação infantil de qualidade são capazes de ter efeitos positivos e duradouros na vida da criança e que educação e qualidade são processos em permanente construção. A diversidade é parte da nossa natureza e uma das características básicas do mundo em que vivemos.
Para a autora qualidade é um desafio constante para todos os profissionais de educação infantil e também para os pais e família da criança, onde no que entendemos no texto esse desafio se dá pelo fato de existirem tantos conceitos e teorias que mudam com a época em são aplicada cada teoria. Como espécie, somos bem semelhantes. Mas como indivíduos ou como mentes construídas e em construção, somos bastante diversificados, tanto do ponto de vista físico, quanto do sócio-cultural e histórico. Ao nascermos, encontramos um meio social constituído histórica e culturalmente em constante transformação. Vivendo, estabelecemos relações e desenvolvemos ações de natureza diversas, tendo a cultura como importante base. As nossas interações com o meio nos diferenciam e são importantes ferramentas para que possamos construir conhecimentos e nos construir como seres humanos. A educação é uma ferramenta básica que