Analise de livro didático
No capítulo intitulado “O Surgimento da Sociedade de Massas” observamos que os textos não são longos, mas mesmo assim são divididos por temas. O tamanho do livro é A4, possui imagens que são utilizados na formação do capítulo, mas a maior parte em preto e branco , que mostram o crescimento das cidades contemporâneas e a industrialização ilustrando assim os contextos sócio-econômicos abordados nos textos e todas contendo legendas bem organizadas , que descrevem bem a imagem ao texto , mas poderia ter mais imagens para se ter uma assimilação maior do aluno frente ao texto , pois as imagens com legendas complementam bastante a aprendizagem . O corpo do texto e feito com letras tamanho normal para o ensino fundamental II ( 9° Ano ), o que torna a leitura mais fácil e de certo modo ajuda na leitura do aluno .
Os autores do livro se utilizam da história de longa duração, tratando-se de uma época contemporânea, tratando os conceitos da formação da sociedade de massas , abrangendo a melhoria da alimentação , os avanços da área médica e a industrialização . Com o surgimento dessa Sociedade de Massas, eles citam uma problemática que seria “As Migrações Ultramarinas” (p.25) devido a esse crescimento, o desemprego como causa dessas migrações . Esse fato ocorrendo nas cidades industriais europeias , com cerca de 35 milhões de pessoas que emigraram para os Estados Unidos entre 1800 as primeiras décadas do século XX . Os Estados Unidos era tratado como o país das oportunidades.
Como base de análise que é aplicado , se usa o político-econômico , que indica o crescimento populacional urbano e o aumento do poder aquisitivo dos trabalhadores que assim fazia com que as industrias tivessem um crescimento . Por outro lado observamos que o crescimento da população urbana gerou grandes dificuldades de abastecimento alimentar nos centros comerciais e industriais europeus, que fez com que se