analise de lipidios
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA BROMATOLOGIA
RONNYELY SUERDA CUNHA SILVA
DETERMINAÇÃO DO TEOR LÍPIDICO NO JAMELÃO
TERESINA
2015
RONNYELY SUERDA CUNHA SILVA
DETERMINAÇÃO DO TEOR LÍPIDICO NO JAMELAO
Prof. DR. KAROLINE DE MACÊDO GONÇALVES FROTA
MONITORA: GESSIANE FERREIRA CARDOSO DA SILVA
TERESINA
2015
1 INTRODUÇÃO Os lipídios são substâncias orgânicas insolúveis em água, porém solúveis em solventes apolares. Estão presentes em todos os tecidos e apresentam grande importância em vários aspectos da vida. Atuam como hormônios ou precursores hormonais, combustível metabólico, componentes estruturais e funcionais das biomembranas, isolante que permite a condução nervosa e previne a perda de calor. Os lipídios principais no plasma humano são o colesterol, ésteres de colesterol, triglicerídios, fosfolipídios e os ácidos graxos não esterificados. (CASTELLÓN, 2009)
As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de mortalidade em diversos países do mundo, incluindo o Brasil, respondendo por aproximadamente 32% dos óbitos. O desenvolvimento dessas doenças está relacionado à presença de fatores de risco, os quais podem ser modificáveis ou não, mediante intervenções no estilo de vida. Os fatores não modificáveis incluem: hereditariedade, sexo, idade e etnia. Já os fatores modificáveis compreendem: sedentarismo, consumo alimentar inadequado, obesidade, tabagismo, hipertensão arterial, dislipidemias e diabetes mellitus.3,4 Dentre estes, as dislipidemias, caracterizadas por alterações nos níveis de lipídios séricos, são um dos mais bem estudados na literatura. (MACHADO, 2006)
Sabe-se que vários fatores de risco cardiovascular estão relacionados a alterações nos níveis de lipídios e lipoproteínas circulantes e que muitas dessas causas estão relacionadas ao estilo de vida.7,8 Assim sendo, a identificação precoce dos fatores de risco parece