ANALISE DE JOAO 4-19,27
Acontece que por volta de 700 A.C. o rei do norte foi levado a cativo, e eles foram colocados numa terra distante, mas precisamente na Mesopotâmia, e ali eles não tiveram estrutura dentro deles para segurar a invasão cultural, social, politica, econômica e religiosa dos adversários, Mas depois de um tempo, eles assimilaram mesmo tudo aquilo, e quando eles receberam a autorização para retornar para suas terras, e esse retorno só aconteceu porque Judá havia sido levado para cativeiro e depois que Ciro assinou o decreto real, dando-lhes autorização para voltar e eles voltaram; todas as tribos foram beneficiadas, o conjunto todo de Israel foi beneficiado e foi se reagrupando outra vez, mas sem aquelas divisões originais de tribos conforme as doze tribos anteriores.
Agora o ajuntamento já era diferente, já havia um preconceito existente. Esses samaritanos que haviam sido absorvidos e havia feito absorções de outra cultura pagã, voltam para a sua terra. Mas os judeus, que garantiram o retorno de todos eles, os segregam! E esse processo de segregação só cresce, de tal modo que eles se sentem indignos de serem chamados de judeus, diz a bíblia que todos que se casaram com estrangeiros(as) foram deixados fora dos livros e das genealogias oficiais.
Houve diversos fatos que colocavam a relação entre judeus e samaritanos em xeque. Mais um fato contribui diretamente para esse ressentimento, Os judeus expulsaram Manasses, sacerdote samaritano de Jerusalém, e este liderou a construção de um Templo tão rico e tão belo quanto o