Analise de investimentos
Descrição do Investimento Pretendido
Tipos de investimentos
Por mais que o termo investir seja muito utilizado no dia a dia, ele ainda gera dúvidas. Afinal, você sabe o que é investir?
A caderneta de poupança continua sendo uma preferência nacional, um investimento de baixíssimo risco. Além de não recolher imposto de renda para pessoas físicas, nem cobrar taxa de administração, o saque pode ser feito a qualquer momento.
Investir é deixar de comprar alguma coisa hoje para comprar no futuro. Ou seja, guardarmos nosso dinheiro em uma alternativa de investimento para termos mais recursos para realizarmos nossos desejos no futuro.
Quando você poupa, mesmo que de pouquinho em pouquinho, receberá no futuro os rendimentos dessa aplicação, o que permitirá que você realize seus desejos de consumo, como trocar os móveis, a televisão, dar entrada no carro ou na casa própria.
Existem diversos tipos de investimento acessíveis para você. Por exemplo: a caderneta de poupança, os certificados de depósito bancário (conhecidos como CDBs), os fundos de investimento e as ações.
Hoje, a caderneta de poupança não é mais vista como investimento e sim um lugar onde você guarda o seu dinheiro para momentos emergenciais como perda do emprego, doença na família e momentos de adversidade na sua vida.
O CDB - Certificado de Depósitos Bancários é o mesmo que financiar um valor para o banco, em que ao final do prazo estabelecido o banco pagará o valor que foi emprestado acrescido de juros, ou seja, receberá o dinheiro investido mais um lucro do tempo passado. Uma das vantagens do CDB, é que o investidor poderá realizar outra proposta antes do fim do prazo, porém isso implicará ou poderá implicar na perda de parte do que foi emprestado. E o RDB - Recibo de Depósitos Bancários funciona da mesma forma, a diferença é que não há a opção de negociar após ter fechado o acordo, entretanto, no CDB e no RDB, o risco de prejuízo é mínimo, a menos que o banco quebre,