analise de investimentos
A Aços Del Verde S.A teve seu Balanço Patrimonial de 2009 auditado por uma importante empresa de auditoria externa. O correspondente relatório de auditoria apontou como uma política de gestão financeira inadequada um saldo de conta corrente, não remunerado, no Banco Investcerto no valor de $ 500.000,00, alegando que este representava um porcentual significativo do total de ativos da empresa. O gerente financeiro não entendeu o motivo do apontamento, uma vez que tal valor estava, segundo ele, regularmente investido na conta corrente citada e ali permaneceria por, no máximo, 90 dias. Qual das alternativas abaixo poderia melhor esclarecer esse motivo para o gerente financeiro da Aços Del Verde?
Resposta Selecionada:
Corretac. Os depósitos em conta corrente não remunerada não são investimentos, uma vez que não proporcionam qualquer retorno para o depositante.
Respostas:
a. Os depósitos em conta corrente não remunerada não são investimentos e, portanto, proporcionam baixo retorno para o depositante.
b. Os depósitos em conta corrente não remunerada são investimentos de baixo risco e, portanto, proporcionam baixo retorno para o depositante.
Corretac. Os depósitos em conta corrente não remunerada não são investimentos, uma vez que não proporcionam qualquer retorno para o depositante.
d. Os depósitos em conta corrente não remunerada são investimentos, porém não remunerados.
e. Os depósitos em conta corrente não remunerada são, realmente, investimentos, porém proporcionam baixo retorno para o depositante.
Feedback da resposta: A resposta correta é "os depósitos em conta corrente não remunerada não são investimentos, uma vez que não proporcionam qualquer retorno para o depositante". Um investimento pressupõe, necessariamente, a existência de um retorno. No caso em questão, a política de manutenção de um alto valor em conta corrente a título de investimento é equivocada, uma vez, que tal valor não estará sujeito a nenhuma remuneração e,