Analise de investimentos
I - ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.............. 2
II - BIBLIOGRAFIA............................................................................... 11
I. ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
1.1. RELATÓRIOS CONTÁBEIS
1.1.1. CONCEITO
Os relatórios contábeis são compostos pelas Demonstrações Contábeis exigidas pela lei 6404/76 e outros informativos que a empresa julgue necessário para uma melhor interpretação dos componentes patrimoniais. Os relatórios contábeis constituem-se uma técnica expositiva através das quais é feita a demonstração expositiva dos componentes patrimoniais e suas variações.
As demonstrações contábeis são baseadas nos registros contábeis da empresa e representam um conjunto de demonstrações destinado a apresentar a posição econômico-financeira da empresa em determinada data, o resultado das operações da empresa, as mutações ocorridas nas contas de lucros acumulados e outras do patrimônio líquido, e as origens e aplicações de recursos do exercício ou período contábil findo na mesa data.
1.1.2. PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Anualmente, na data do encerramento do exercício social, as empresas preparam, para efeitos legais e para apresentação a terceiros interessados, um conjunto demonstrações contábeis. De acordo com o artigo 176 da Lei 6.404/76, de 15/12/1976 (Lei das S.A), alterada pela Lei 11.638/07 e MP 449/08, as demonstrações contábeis obrigatórias são:
I - Balanço Patrimonial - BP
II - Demonstração de Resultado do Exercício - DRE
III - Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados - DLPA; ou
Demonstração das Mutações Patrimônio Líquido - DMPL
IV - Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC
V – Demonstração do Valor Adicionado - DVA
Essas demonstrações contábeis devem ser complementadas com as notas explicativas.
Os relatórios acima são exigidos para as S/A, para as demais entidades são obrigatórios o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do