Analise de investimentos
Prof: Eloy Junior
Introdução
O investimento tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações e sociedade.
A economia de um país só pode crescer com fluxo continuo de investimentos. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas e das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto PIB. Uma vez que as unidades produtivas tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas e instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos. Além de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação.
As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:
- CDB
- Caderneta de poupança
- Debêntures
- Ações de empresas
- Fundos de investimento
- Títulos Públicos
Conceito
Hoje em dia, o termo investimento é facilmente encontrado tanto no meio empresarial como em nosso cotidiano. No ponto de vista de um empreendedor investimento é um modo de aplicação na qual o empresário cria um plano de recurso para que futuramente tenha um retorno rentável sobre suas aplicações.
Essas aplicações podem ser executadas de varias maneiras tanto como compra de maquinários, compra de casas, construções e etc., desta forma podemos afirmar que investimento é toda aplicação com indícios de lucro.
Formas de investimentos Existem várias formas de investimentos que o administrador pode efetuar, sendo físico ou jurídico, desde que tenha disponibilidade em caixa podemos aplicar os recursos no mercado financeiro e termos o retorno de juros em cima no investimento inicial.