Analise de investimentos
ANÁLISE
DE
INVESTIMENTOS
Equipe:
RA. 4157246465 - Alexandre Fagá Bernardo
RA. 4176242156 – Maria Lúcia Martinez Toledo
RA. 4176240752 – Renata Avante
RA. 2034981155 - Sérgio Henrique Rodrigues Yamamoto Seabra
RA. 4116211072 -Telma Rozana dos Santos
RA.4176247975 - Vanda dos Santos
O QUE É UM INVESTIMENTO?
Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é o ato ou efeito de investir, na derivação por extensão de sentido é aquilo que se adquire, porque permite realizar determinado trabalho a custo mais baixo ou mais eficientemente, ou porque se valorizará com o tempo.
Na derivação no sentido figurado é a aplicação de recursos, tempo, esforço, etc. a fim de se obter algo.
Na economia é o ato de investir, numa empresa, capitais destinados a seu equipamento, à aquisição de meios de produção etc.
Existem diversas situações que são igualmente tratadas, de forma genérica, como investimento: - Comprar uma casa; - Comprar um carro; - Fazer uma aplicação financeira; - Guardar dinheiro na caderneta de poupança; - Comprar dólares e guardar em casa; - Abrir uma empresa; - Construir uma fábrica; - Cursar uma faculdade; - Estudar inglês.
Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em sue sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar recursos no futuro.
Dessa forma, abrir uma empresa e cursar uma faculdade, atos aparentemente sem relação nenhuma, podem ser entendidos como investimentos, uma vez que, neles, renuncia-se a recursos no presente em prol de mais recursos no futuro.
O proprietário de uma empresa, ao constituí-la, teria outras opções para utilizar os recursos gastos na compra de equipamentos, instalações, com treinamento, ou seja, desembolsos no presente, contudo, esse proprietário investe, renuncia por certo tempo ao uso desses recursos, na expectativa