analise de investimento
PROF ª: GREICE RIBEIRA
ALUNO: RINALDO ALENCAR
RA: 4236819497
Trabalho de Manual de Economia e Negócios Internacionais
RESUMO: A Macroeconomia do Setor Externo: Uma Introdução
A globalização como a intensificação das relações internacionais entre os países, comércio de bens, de investimento diretos realizados pelas denominas empresas transnacionais, seja acordos de relações preferenciaisque tem dado origem aos econômicos regionais. O desempenho econômico de um país depende não apenas do que acontece internamente, mas também dos acontecimentos externos, as crises entres países ocorridos no México 1994, asiáticos 1997 e na Rússia 1998 tiveram fortes impactos sobre a economia mundial. As teorias de comércio e a macroeconomia aberta, nas teorias de comércio, estuda-se padrão de comércio entre os países. Estão presentes nessa abordagem a ideia de vantagem comparativa e política comércio, entre outros aspectos.
Taxa de cambio e política cambial
Quando falamos de comércio entre países que eles apresentam moedas diferentes, a necessidade de uma medida ou taxa de conversão entre as moedas,na verdade podemos considerar a taxa de cambio. Assim por exemplo, se comprar “U$$ por R$ 1,70”, então neste caso a taxa de cambio é de R$ 1,70, por U$$ 1,00. A vantagem da taxa de cambio e o preço econômica ou do executivo consiste em entender o comportamento desse preço, então buscar os determinantes das condições de oferta por “ dólar” no mercado cambial, ou pelo funcionamento do mercado, no qual as taxas flutuam automaticamente de oferta e demanda por divisas estrangeiras. Essa característicasé particularmente importante quando se leva conta que a moeda nacional não é aceita para pagamentos internacionais. A taxa de cambio está intimamente relacionada aos preços dos produtos exportados e importados.
Uma desvalorização da moeda nacional, por exemplo, tende a estimular as exportações, pois o exportadores passarãoa receber