ANALISE DE INVESTIMENTO
O artigo em questão esta relacionado às técnicas do conteúdo estudado em aula e suas particularidades sendo possível avalizar investimentos através de projeções de fluxos de caixa futuros, através de cálculos como: Payback, o valor presente líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR), ambos possuem o objetivo de criar valor para que os investidores possam analisar através de tempo ou período qual melhor projeto escolher por ser mais garantido e propício por garantir um retorno mínimo exigível.O investimento inicial deverá contemplar todas as despesas necessárias para a efetiva implantação do projeto que está sendo gerenciado.
O Payback geralmente é utilizado em análise de projetos sem maior impacto financeiro para empresas ou ainda como um segundo filtro de análise, quando, por exemplo, se comparam dois projetos em que pelos outros métodos disponíveis chega-se a valor semelhante, ele consiste em analisar o tempo necessário para que o recurso investido seja recuperado através da geração de fluxo de caixa posterior. Primeiramente, o investidor, ou o patrocinador do projeto, deve estabelecer um prazo máximo para obter o valor investido de volta. Em seguida, os fluxos de caixas serão somados até que se obtenha valor igual ao investimento inicial.
O VPL também conhecido como método do fluxo de caixa descontado, assim como o Payback Descontado, leva em consideração o fator tempo no fluxo de caixa, aplicando-se ainda uma taxa de desconto que deve indicar o valor justo considerando-se o risco existente no investimento.
A taxa interna de retorno (TIR) representa a taxa que torna o VPL nulo, ou seja, representa a taxa que deverá ser comparada com o custo de capital exigido para o projeto. Tanto o payback, como o VPL e o TIR são calculados a partir de fluxos de caixa projetados que tentam retrata r as condições econômicas e financeiras do projeto. Ou seja, os resultados do VPL ou da TIR do fluxo de caixa , também serão valores esperados. Quanto