Analise de investimento
Peter O. Chudleigh
É necessário estar familiarizado com os princípios de avaliação de projetos, se desejarmos usar critérios de decisão econômica para orientar futura alocação de recurso, ou se quisermos avaliar projetos anteriores. É importante usar técnicas válidas para comparar vários projetos. Há dois tipos de análise de investimento:
1. análise de investimento privado (ou, algumas vezes; chamado de análise de custo-benefício privado);
2. análise de investimento social (ou análise de custo-benefício social)
Aqui nos concentraremos no primeiro tipo, vez que muitos dos princípios envolvidos nos dois tipos são os mesmos.
5.1. Abordagens de avaliação de projetos
5.1.1. Taxa de retorno
Nesse método de avaliação, uma medida do aumento no lucro, depois de depreciado, é feita para cada ano, e o total é comparado com o montante de capital necessário para o projeto. O lucro passa a ser expresso como uma taxa de retorno (por exemplo, ver Tabela 1). Entretanto, se o padrão de ganhos é diferente para os vários projetos, ou se os projetos continuarem, por diferentes períodos, o critério da taxa de retorno não pode ser usado efetivamente. Não foi considerada a preferência temporal por dinheiro, nem os valores residuais dos projetos.
5.1.2. Período de pagamento
Este método é similar ao da taxa de retorno, sendo que o critério para comparação é o tempo necessário para se recuperar o capital investido. O método assume que um pequeno período de pagamento é preferível. Entretanto, existem situações onde um projeto alternativo pode produzir maiores lucros, mas, por ter um período de pagamento mais longo, não será selecionado. Também não considera o valor residual dos projetos.
5.1.3. Métodos de desconto
Estes métodos levam em consideração a preferência temporal por dinheiro. Muitas pessoas preferem ter dinheiro agora do que no futuro. Isso surge das necessidades de consumo, bom como do fato de que o dinheiro tem um