Analise de historias
AUTORA: RUTH ROCHA
ILUSTRAÇÃO: WALTER ONO
EDITORA: QUINTETO
ANO: 1997
EXPOSIÇÃO: Eu vou contar uma história que o meu avô sempre contava. Em um lugar distante havia um rei muito bonzinho e justo que pensava muito em seu povo e tudo que ele fazia era para o bem do povo.
COMPLICAÇÃO: Vai que esse rei morreu, porque era velhinho, e o príncipe, filho do rei, virou rei daquele lugar. Como o reizinho era um chato e só gritava cala a boca, por vezes, então todo tinha medo de levar o pito do rei e de tanto ficarem caladas esqueceram-se de como é que se falava. Portanto o reizinho queria consertar o estrago que tinha feito com o povo. Até que um sábio disse a ele que tinha que encontrar uma criança que ainda sabia falar e que a mesma diria a ele o que precisava ouvir.
CLIMAX: É quando ele encontra essa criança e como ela não dizia nada, ele fica furioso ao ordenar a ela que fale, após ela grita com toda a força: --- Cala a boca já morreu! Quem manda na minha boca sou eu!
DESFECHO: Depois que a criança grita, ele escuta vozes que vinham de todos os lados como há muito tempo ninguém escutava. Então ele foi ficando assustado, amendrontrado e perturbado com todo aquele barulho, com toda aquela alegria, até que tapou os ouvidos com as mãos e saiu correndo pela estrada. Até hoje não se sabe o que aconteceu com ele: ---Alguns dizem que ele fugiu para bem longe, outros dizem que ele desistiu de ser rei e há quem diz que ele virou sapo e está a espera de uma princesa que lhe beije para que ele vire rei de novo.
1° CATEGORIZAÇÃO
PROTAGONISTA: O reizinho mandão.
ANTAGONISTA: Não há.
SECUNDÁRIOS: Rei, mães, crianças, papagaio, sábio, conselheiro e o povo.
2° CATEGRIZAÇÃO
PERSONAGEM / TIPO: Sábio, papagaio, mães, crianças, conselheiros e o povo.
PERSONAGEM / REDONDO: O reizinho mandão.
PERSONAGEM CARICATO: Não há.
ANTI-HERÓI: Não há.
TEMPO: Cronológico (linear) apresenta um começo, meio e fim.