analise de estudo do museu
O acesso aos bens culturais é meio de sensibilizaçãopessoal que possibilita ao sujeito apropriar-se de múltiplas linguagens, tornando-o mais aberto para a relação com o outro, favorecendo a percepção de identidade.
O museu, nessa direção, passa a ser umlocal de trocas e vivências, pois por meio desse conhecimento é possível ampliar os olhares e saberes que permitem uma melhor compreensão de si mesmos, do ambiente e do patrimônio cultural sob muitosaspectos.
Nesse sentido, ir ao museu não é simplesmente um ato "ilustrativo" do conteúdo dado em sala de aula. Museus são locais com grande potencial educativo, além de uma verdadeira noção do queé patrimônio histórico e cultural. Por isso, é importante preparar bem a visita para desmistificar a ideia que muitos têm de que museu é "chato", "lugar de coisa velha", etc.
Objetivo Geral:Percorrer os trilhos da história do trabalho no Brasil. Diante do contato com o material do acervo histórico disponível nas exposições do Museu, o aluno poderá transferir-se para uma época distante daatual, o que o auxiliará a compreender os aspectos sociais e econômicos vigentes naquele momento, as expectativas e interesses relacionados a tal época histórica, além de reconhecer a importância destecontexto histórico para a formação da sociedade que temos hoje no Brasil, bem como as mudanças e permanências nas relações de trabalho e nas técnicas relacionadas à produção.
Funcionamento.
Oficina traz pesquisadores de toda a Amazônia para o Museu Goeldi em busca de uma síntese dos estudos sobre as cerâmicas da região. s museus tiveram origem no hábito humano do colecionismo, que nasceu junto com a própria humanidade. Desde a Antiguidaderemota o homem, por infinitas razões, coleciona objetos e lhes atribui valor, seja afetivo, cultural ou simplesmente material, o que justifica a necessidade de sua preservação ao longo do tempo. Milhares de anos atrás já se faziam registros sobre instituições vagamente