Analise de estudo de caso Bial
As empresas líderes, na Indústria Farmacêutica, são das maiores empresas a nível mundial. São empresas internacionais em termos de vendas, de actividades de produção, com subsidiárias e filiais. A dominação desta indústria por empresas de larga escala tem vindo a aumentar principalmente nos últimos anos. A partir de 1990 houve um período de maior consolidação na indústria, devido a fusões entre empresas já em posições elevadas no ranking das empresas líderes, e também devido a importantes aquisições pelas empresas líderes.
Como resultado, o ranking das companhias líderes a nível mundial tem vindo a mudar consideravelmente. Mais de metade destas empresas, em 2000, tinham sede nos Estados Unidos da América e as restantes na Europa. No ano de 2006 já aparecem no ranking das maiores empresas, empresas de outras regiões como a Ásia.
As mudanças na indústria resultantes do declínio do modelo de negócio de blockbusters têm-se reflectido em alterações dos padrões de investimento: os investimentos em produção e em ensaios clínicos passam a ser aplicados em várias localizações a nível global; há uma contínua consolidação dos investimentos em I&D maioritariamente nos Estados Unidos, em paralelo com crescentes oportunidades de colaboração das grandes empresas com terceiras organizações, numa parte da Investigação.
O desenvolvimento da Indústria Farmacêutica tem sido afectado pela existência de uma certa concorrência entre governos de vários países para atrair o investimento. Países como os Estados Unidos, a Irlanda e Singapura, têm oferecido um conjunto de incentivos para atrair as empresas capital-intensivas em investigação. Estes incentivos têm tido impacto em algumas decisões de investimento, nomeadamente em investimento de produção ou decisões de reinvestimento. As mudanças na indústria resultantes do declínio do modelo de negócio de blockbusters têm-se