analise de empresas familiares
1- Introdução
No Brasil as empresas familiares representam cerca de 90% das empresas não estatais e 99% dos negócios são originados de empresas familiares, os quais são de elevada importância na absorção de mão de obra, geração de emprego e renda, pois empregam maisde 60% de toda força de trabalho disponível (MACEDO, 2002; LEITE, 2002).
Segundo Gallo (1995),as empresas familiares sao delimitadas em : 1) Propriedade ou controle sobre a empresa; 2) Poder que a família exerce sobre a empresa, normalmente pelo trabalho desempenhado por alguns membros da família; 3) Intenção de transferir a empresa a futuras gerações e a concretização disso na inclusão de membros dessa nova geração na própria empresa.
No Brasil até a década de 50, a empresa familiar teve presença quase absoluta em praticamente todos os segmentos da economia nacional, desde a atividade agrícola até o sistema financeiro, passando pela indústria têxtil, de alimentação, de serviços e de meios de comunicação. A partir do desenvolvimento e modernização nacional, ela passaria a partilhar cada vez mais espaços com as empresas multinacionais e com as estatais. Segundo Salas et al. (1997) a empresa familiar tem uma duração média relacionada à sua dimensão: 13 anos para empresas de menos de 50 pessoas, 24,4 para as de 51 a 200 pessoas, e 36,8 para as de mais de 200 pessoas, em