Analise de documento: bernal díaz castillo, soldado da conquista, sobre as mudanças religiosas que os conquistadores impuseram aos índios
Autor: Bernal Díaz Del Castillo
Ele nasceu na Espanha em Medina del Campo e morreu na Guatemala em 1584. Del Castillo era um dos integrantes da expedição, liderada por Hernan Cortês, que derrotou o império asteca e assim conquistar o México. Castillo tornou-se um grande explorador fazendo parte além da conquista do império asteca, de Estados maias, além de expedições para captura de indígenas. Apesar de nunca ter frequentado uma universidade e não saber latim, como ele mesmo diz, escreveu um livro sobre os acontecimentos de sua vida(História Verdadeira da Conquista da Nova Espanha).
Data: O livro de Bernal Díaz Del Castillo fora acabado em 1575, porém relata acontecimentos que remetem sua vida inteira, focando principalmente a conquista do México, sendo que trecho a ser analisado foca as mudanças religiosas impostas aos indigenas pelos conquistadores.
Grupos étnicos
Tipo de documento: O documento é um relato em primeira pessoa de um explorador, contando suas próprias experiências e narrando os fatos segundo a sua óptica.
A quem se destina o documento: Destina-se aos católicos, focando principalmente os espanhóis.
Analise
No processo de conquista da América os espanhoís alteraram drasticamente o ambiente do nativo, refletindo em mudanças sobre os mesmos, contudo além das mudanças no ambiente que foram de certa forma indiretas sobre a população nativa, houveram as mudanças diretas, como mudanças na econômia, na cultura e, a principal delas, na religião. O relato de Castillo procura abordar, principalmente, as mudanças religiosas, porém citando sobre as mudanças ocorridas no plano da justiça, onde os indigenas passaram a adotar uma semelhante a dos europeus, ou ainda as mudanças nos ofícios realizados por eles, como o autor mesmo cita alguns indigenas deram excelentes ourives de prata e ouro, ou até mesmo artesãos especializados em artigos religiosos cristãos: “aprenderam muito bem todos os oficios que há em