Analise de Cortes Histologicos
O tecido epitelial é um dos quatro tecidos básicos do corpo ele é formado por células adjacentes, profundamente associadas umas às outras, com pouco ou nenhum material intercelular nos espaços extracelulares. Ele pode formar membranas que são representadas por camadas que cobrem a superfície corporal e revestem suas superfícies internas, ou ocorrem como elementos secretores conhecidos como glândulas. Suas principais funções são o revestimento de superfícies, a absorção de nutrientes e a produção e eliminação de substâncias. O tecido epitelial pode ser classificado quanto ao número de células (tecido epitelial simples, estratificado ou pseudoestratificado) e quanto ao tipo de células (célula cubica, pavimentosa ou cilíndrica). Ele é um tecido avascular, ou seja, não possui vasos sanguíneos e sua nutrição acontece por meio de uma membrana chamada de membrana basal que está entre o tecido epitelial e o tecido conjuntivo adjacente é por ela que ele consegue os nutrientes necessários para si manter. O tecido epitelial pode ser dividido em dois tipos básicos: epitélio de revestimento e epitélio glandular, cada um desses dois tipos exerce uma função especifica.
RESULTADOS
Foram analisados cinco tecidos epiteliais de diferentes partes do corpo: pele fina, pele grossa, traqueia, esôfago e tireoide.
Ao analisarmos a pele fina foi possível perceber que ela possuía uma camada bem fina de queratina com alguns filamentos meio soltos, suas células eram cubicas e cilíndricas com alguns de seus núcleos visíveis e foi possível observar o tecido conjuntivo adjacente.
Na pele grossa observamos que a camada de queratina era bem mais grossa do que a existente no tecido anterior, abaixo dessa camada tinha uma parte mais esbranquiçada que eram células morrendo para se tornarem queratina e logo depois tinha o tecido epitelial com células bem unidas e em algumas dessas células foi possível enxergar o núcleo celular, o tecido epitelial adjacente também estava bem