analise de contaminação microbiologica em manipuladores da industria
RESULTADOS E DISCUSSÕES Neste experimento utilizou-se as técnicas de análises de superfícies não planas (métodos do swab) que pode ser empregado tanto em superfície planas como não planas, e o método de sedimentação em placa que é bastante simples para a determinação de microrganismo do ar . As amostras foram colhidas para determinar o grau de contaminação ambiental em dois ambientes diferentes:
Ar
Superfície
ANÁLISE DO AR Para se analisar o ar, foram utilizadas três placas de PCA. As três placas foram colocadas sobre as divisórias no banheiro de uso comum aos alunos da instituição, de modo que o ar do ambiente passasse sobre as placas. As placas ficaram expostas ao ar por três intervalos de tempo diferentes: 10; 30 e 60 minutos. Após este período de tempo, as placas foram tampadas e incubadas durante uma semana a 37°C. Foi possível observar que as placas que ficaram expostas por mais tempo tiveram um maior crescimento microbiano. Os resultados obtidos para a análise do ar foram crescimento de diferentes tipos: ANÁLISE DE SUPERFÍCIES A análise de superfícies foi feita dentro de uma das estufa de alimentos da lanchonete. Nessa análise, utilizou-se uma área de 81 cm2, utilizando uma moldura esterilizada de papel de alumínio. Um swab foi umedecido em 10 mL de uma solução salina e esfregado várias vezes sobre esta área demarcada. Depois disso, o swab foi introduzido novamente na solução salina e foi agitado para que os microrganismos pudessem ser liberados no caldo. Essa inoculação dos microrganismos corresponde à inoculação direta.
Posteriormente, 1 mL desse caldo foi diluído em 10 mL de uma nova solução salina idêntica à primeira, e este procedimento foi repetido mais três vezes, resultando em um total de 5 tubos de ensaio:
Inoculação direta
Diluição de 10-1
Diluição de 10-2
Diluição de 10-3
Diluição de 10-4 Após o termino das diluições, uma