Analise de cargos
APRESENTAÇÃO
DIRETRIZES DO PCS
DEFINIÇÕES
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES DE CONFIANÇA
REVISÃO DO PONTO MÉDIO DAS FAIXAS SALARIAIS
ESTRUTURA DE CARGOS, FUNÇÕES DE CONFIANÇA E GRUPOS
SALARIAIS
FORMAS DE INGRESSO E MOVIMENTAÇÃO
CONSIDERAÇÕES GERAIS
REFERÊNCIA
ANEXOS I – PERFIL DOS CARGOS
ANEXO II – TABELA SALARIAL E GRUPOS DE CARGOS
ANEXO III – CARREIRAS
2
APRESENTAÇÃO
O presente Plano de Cargos e Salários – PCS busca estabelecer uma estrutura de cargos, funções e salários moderna, dinâmica e eficaz, que estimule o desenvolvimento e a retenção de profissionais com perfis adequados às estratégias da Entidade.
O Plano de Cargos e Salários – PCS teve por base a metodologia de pontos Hay, que pontua, objetivamente, cada cargo e função a partir do conhecimento, do processo mental e da responsabilidade por resultados exigidos para o mesmo.
A metodologia de pontuação permite a gestão eficiente dos cargos e das funções, sua agregação por Grupos Salariais e a comparação com o mercado.
A administração adequada do Plano de Cargos e Salários – PCS é condição essencial para a consecução da missão da Entidade dentro do planejamento e das estratégias definidos.
DIRETRIZES DO PCS
A estrutura de administração de cargos, funções e salários baseada na metodologia por pontos viabiliza: ü Suporte técnico às decisões referentes à gestão de cargos, funções e salários; ü Possibilidade de comparar os salários da Entidade com os praticados pelas demais empresas e organizações do mercado definido pela Direção; ü Visão e análise clara dos cargos e funções, suas equivalências e diferenças; ü Manutenção da competitividade dos salários em relação ao mercado selecionado; ü Adequação da massa salarial da Entidade, garantindo consistência em sua estrutura de custos.
3
DEFINIÇÕES
Cargo é o conjunto organizado de atribuições, responsabilidades, experiência, escolaridade e conhecimento / habilidade necessários para o exercício de atividades