Analise de Capitães da Areia
Para Cândida “Toda narrativa se estrutura sobre cincos elementos, sem os quais ela não existe. A saber: Enredo, personagens, tempo, ambiente e narrador.”
Enredo
Capitães da areia retrata a vida de crianças que não tinham família e de crianças que fugiam de casa por causa das brigas familiares. Eles viviam nos cais das redondezas, esses furtos tornou os capitães da Areia muito conhecido pela polícia e pelo juizado de menor. Como diz Fernando Marcilio, mestre em Teoria Literária pela Unicamp “Capitães da Areia faz referência aos meninos de rua de Salvador, menores cuja vida desregrada e marginal é explicada de uma forma geral, por tragédias familiares relacionadas à condição de miséria. O grupo de meninos que forma os Capitães se escondem em um armazém abandonado em uma das praias da capital bahiana.” A Obra nos mostra a diferença dos meninos de rua e da sociedade que viviam de luxos e sem problemas familiares. Eles praticavam pequenos e grandes furtos e por isso ficaram bastante conhecidos e procurados pela polícia. A sociedade ficava torcendo para eles serem enviados para o reformatório de menores e receber o castigo que eles mereciam.
Um dia Salvador foi infestado pela doença chamada Varíola, como os pobres não tinham acesso as vacinas dadas eles acabavam morrendo. Boa-Vista teve sorte e saiu ileso, mas Almiro o primeiro do bando a ser infectado não resistiu a doença e morreu. Dora e o seu irmão Zequinha acabaram perdendo os pais para a doença e foram levados por João Grande e o Professor ao trapiche abandonado para morar com os demais pois a sociedade os rejeitavam. Dora foi vista por todos como uma mãe para eles e pouco tempo depois Pedro Bala começou a sentir por ela um sentimento mais forte que de uma irmã então ele passou a ver ela como sua noiva. Dora passou a assaltar junto com eles e em um desses assaltos eles acabaram sendo presos na ladeira de São Bento quando roubavam um palacete de um rico. Alguns do bando conseguiram fugir,