Analise de Banco de dados
Aluno: Daniel Gonçalves Tavares Prof: Rosa Motta
Comparação dos Índices
Firebird
O Firebird suporta somente um tipo de índice: uma variação do b-tree. Índices podem ser únicos ou permitir duplicidades; Eles podem ter uma chave simples ou composta, ascendente ou descendente.
Localização do registro
Muitos bancos de dados agrupam registros no índice da chave primária, seja diretamente no índice ou usando a chave para agrupar os registros. Em um sistema balanceado, agrupar na chave primária tornam as buscas muito eficientes. Se o registro inteiro for armazenado no índice, este torna-se muito extenso, fazendo o índice mais profundo para ser percorrido, do que uma consulta simples num índice mais denso. O agrupamento de registros (clustering) pode resultar em desperdício de armazenamento ou sobrecarga dependendo da especificação de projeto e da distribuição de dados.
O Firebird armazena os registros em páginas de dados. Índices são armazenados em páginas de índices e contém um registro localizador na folha nó.
Custo de acesso do índice primário e secundário: quando o dado está agrupado na chave primária, o acesso por ela é muito rápido. O acesso através de índices secundários é mais lento, especialmente quando a chave secundária do índice usa a chave primária como um registro localizador. Nesses casos, a localização pelo índice secundário transforma-se em duas procuras em índice.
No Firebird, o custo de acesso das procuras pelos índices primário e secundário é idêntico.
Estratégia de acesso
O Firebird penera os localizadores para os registros qualificados pelo índice, construindo um bitmap de registros localizadores, e então lendo os registros na ordem física de armazenamento.
Otimização de índice
Como a estratégia de acesso amarra-o ao índice e aos registros, a maioria dos otimizadores de banco de dados devem escolher um índice por tabela como