analise de balanço
17.1.1 – RELATORIO FINAL
Segundo analise realizada na Empresa Comercial Agrícola de Paranavaí Ltda, notam-se os seguintes resultados, sobre o comportamento da empresa.
Verificando a analise vertical e horizontal da empresa, foi possível avaliar a estrutura do balanço patrimonial e das demonstrações contábeis, alem da evolução de todas as contas. Diante do ativo circulante, podemos dizer que em 2006 ocorre uma redução nas contas caixa e bancos, ou seja, nas disponibilidades. Em relação ao patrimônio liquido foi possível verificar que em 2005, 2006 e 2007 houve aumento de capital social, já em 2008 uma redução. De acordo com o demonstrativo de resultado do exercício, observa-se uma queda muito grande em 2006 apresentando prejuízo, mas, no entanto em 2007 a empresa fecha o ano com um aumento no lucro em relação a 2005 com cerca de 3.002,07%.
O índice de liquidez tem a finalidade de avaliar a capacidade de pagamento da empresa, pois evidencia o grau de solvência, sendo que no período analisado observa-se que apenas em 2008, referente ao índice de liquidez seca apresentou o valor abaixo do índice universal, devido à grande quantidade de investimentos feita no estoque.
O índice de endividamento evidencia o grau de endividamento da empresa em decorrência das origens do capital investido no patrimônio, sendo que a quantidade da divida é considerado boa, pois utiliza de menos de 41% de capital de terceiros, no entanto a composição do endividamento é ruim, devido a sua concentração ser de curto prazo, o que deixa a empresa com pouco tempo para gerar recursos para honrar seus compromissos.
Com relação à comparação do disponível com o ativo circulante, podemos avaliar quanto à empresa possui de recursos imediatos mediante o ativo total e com o exigível de curto prazo, podemos observar quanto temos de recursos imediatos para saldar nossas dividas de curto prazo.
O índice de atividade demonstra quantos dias a empresa levar para vender, receber