Analise de balanço
A – Questões
1. “A análise de balanços só utiliza o Balanço Patrimonial.” Análise de balanços é o termo mais usual para determinar a Análise das Demonstrações Financeiras a qual efetua análise de todas as demonstrações financeiras e não apenas do balanço, não sendo o termo análise de balanço o melhor, porém é o mais utilizado.
2. O uso dos quocientes tem como finalidade principal permitir ao analista extrair tendências e comparar os quocientes com padrões preestabelecidos.
3.
•=
•=
•=
As Demonstrações Financeiras que devem ser analisadas são:
Balanço Patrimonial;
Demonstração do Resultado do Exercício;
Demonstração de Lucro sou Prejuízos Acumulados (ou Demonstração das Mutações do
Patrimônio Líquido);
•= Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.
4. O quociente de liquidez corrente de uma empresa diminui quando esta substitui dívidas de longo prazo por dívidas de curto prazo uma vez que o Ativo Circulante permanecerá inalterado e o Passivo Circulante será aumentado.
5. O quociente de liquidez geral detecta a saúde financeira do empreendimento no longo prazo. 6. “A análise horizontal e vertical são independentes entre si e por isso não se complementam.” Esta afirmativa não está correta, pois a análise horizontal e a vertical se complementam e devem ser utilizadas em conjunto para uma melhor análise. Por exemplo, as disponibilidades de uma empresa podem ter aumentado numa série temporal em valores absolutos, porém sua participação percentual sobre o total do
Ativo pode ter diminuído no mesmo período.
7. Os quocientes de rotatividade expressam a velocidade com que determinados elementos patrimoniais se renovam durante certo período de tempo.
8. “A análise horizontal é realizada extraindo-se relacionamentos percentuais entre itens pertencentes à mesma Demonstração Financeira.” Esta afirmativa refere-se a análise vertical e não a análise horizontal, uma vez que esta última é realizada