analise de areia
Os ensaios são os seguintes:
1) Compactabilidade,
2) Permeabilidade,
3) R.C.V. (resistência a compressão a verde),
4 Granulometria,
5) teor de finos,
6), Resistência a tração a úmido,
7) Umidade,
8)Argila ativa,
9) Argila afs,
10)Perda ao fogo,
Estes ensaios recomendados poderão ser executados numa frequência variável em função da reciclagem da areia e dos problemas existentes; toda via, há um ensaio que deveria ser realizado, se possível, em todas as misturas preparadas: a compactabilidade.
Compactabilidade
Embora até ainda haja fundições efetuando a adição de água à mistura visando obter um determinado valor de umidade, esta é uma prática totalmente infundada, pois seu teor ótimo é expressamente afetado pela composição da mistura, pelo se grau de preparação e pelas impurezas existentes na mesma.
Assim sendo, para se efetuar uma adição correta de água, deve-se lançar mão de uma propriedade que melhor indique se a mistura está ou não com uma moldabilidade adequada ao sistema de moldagem existente na fundição, independente da composição que estiver sendo utilizada e esta á a compactabilidade.
È tão grande a importância da compactabilidade para o controle correto da adição de água à mistura, que este ensaio deveria ser determinado por duas áreas distintas: pela produção e pelo laboratório.
a) Produção
Uma vez tendo sido estabelecida a faixa ideal de compactabilidade na entrada do silo da maquina de moldar, deve-se determinar a perda média desta característica no percurso entre o misturador e a maquina, se possível em função da temperatura da areia de retorno e ambiente.
De posse desses dados, estabelece-se uma faixa ideal de compactabilidade da areia preparada na saída do misturador, que deveria ser controlada pelo seu operador a cada