Analise de Ambiente Natural
Ambiente Natural
Variável Ambiental Crítica (VAC)
Matéria Prima
Por que esta variável é crítica
A matéria prima é um dos pontos principais na produção dos produtos, e sua escassez interfere na linha de produção e preço dos produtos.
Histórico da variável
Tomando como base o aço (que é um componente na fabricação das lãs de aço, um dos principais produtos da marca), o produto tem um histórico de crescimento exponencial no país, não sofrendo numa escassez nos últimos anos.
Fonte: Instituto Aço Brasil
Tendências e projeções*
Neste mês, a indústria do aço registrou um crescimento percentual de 2,3% em comparação com o mês de Fevereiro em 2014 e 2015. De acordo com os dados pesquisados, a matéria prima continuara em uma situação estável, não sendo um fator de risco.
Fonte: Instituto Aço Brasil
Possíveis conseqüências para o produto
Em uma visão geral, a matéria prima mantem-se estável, não afetando no produto ou em sua comercialização.
Variável Ambiental Crítica (VAC)
Racionamento de energia
Por que esta variável é crítica
Com o racionamento de energia, os custos de produção ficam mais caros, e também acabam comprometendo a fabricação dos produtos.
Histórico da variável
Só em 2015, já ouve apagões significativos em 11 estados, incluindo o Distrito Federal, devido a escassez de energia, chegando ao estado crítico de se importar energia da Argentina. Ainda neste ano foi aplicada a bandeira tarifária, que aumenta ainda mais os custos de energia.
Fonte: O Globo / Ambiente Energia
Tendências e projeções*
Levando-se em conta o fato de que uma grande parte das hidrelétricas do país estão com os reservatórios em situação pior do que em 2001, ano do racionamento de energia no segundo governo de Fernando Henrique, pode-se ver que é uma variável de risco, pois não uma projeção de quando esta crise irá se estabilizar, pois depende em grande parte dos reservatórios de água e chuvas.
Fonte: O Globo
Possíveis conseqüências para o produto
A escassez de energia