Analise de AMAMENTAÇÃO: UM HÍBRIDO NATUREZA - CULTURA
AMAMENTAÇÃO: UM HÍBRIDO NATUREZA - CULTURA .
Thamyres Araujo
Abril, 2014
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Curso: Fonoaudiologia – 3º Período – Noturno
Aluna: Thamyres Araujo.
AMAMENTAÇÃO: UM HÍBRIDO NATUREZA - CULTURA .
Trabalho apresentado a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Ciências Sociais Aplicada à Saúde, sob a orientação da professora Ms. Sarah Pereira Soares.
Abril, 2014
AMAMENTAÇÃO: UM HÍBRIDO NATUREZA - CULTURA
A amamentação é muito importante, tanto como fonte de nutrição para o bebê quanto pela transferência de imunidade que a mãe oferece a partir do colostro. Os aspectos psíquicos e emocionais do binômio também recebem ênfase especial, pois durante o aleitamento materno se estabelece a cumplicidade e o vinculo afetivo entre ambos .Apesar de a criança sentir necessidade física do leite, sua necessidade emocional é igualmente forte, por isso precisa do contato com a mãe de tranquilidade e de amor, recebidos enquanto mama.
O contato físico para o bebê é um estimulo agradável, que por ser uma necessidade biológica e vital permite que ele alcance mais plenamente nas potencialidades. Porém, segundo Bertoldo e Santos (2003, p 263) o início da formação deste vinculo não começa no parto, mas sim durante a gravidez.
Para Pedroso e Pucinni (2008, p 45) “O vínculo mãe-filho, fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança, é fortalecido pela amamentação, que proporciona grande variedade de estímulos ao recém-nascido e interações mais intensas com sua mãe”.
As dificuldades e o fracasso serão maiores quanto menor for à preparação e conscientização da futura mãe no período pré – natal. Se por falta de oportunidade da mãe interagir com seu filho, o estabelecimento do vinculo e apego for prejudicado, pode-se gerar desordens