Analise das DFs
ETERNIT S.A.
Porto Alegre
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por base as demonstrações financeiras da Companhia Eternit S.A. dos exercícios de 2010, 2011 e 2012 publicados na CVM. Com base nessas demonstrações, buscou-se identificar a situação econômica financeira da empresa, analisando seus diversos indicadores, com o objetivo de fornecer dados sobre a empresa e produzir informações sobre esta.
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
A Eternit, fundada em 1940 e com registro em bolsa desde 1948, é a maior e mais diversificada indústria de coberturas do país, com atuação nos segmentos de louças, metais sanitários e componentes para sistemas construtivos.
O Grupo Eternit, com matriz em São Paulo, é composto por 11 fábricas e 1 mineradora, sendo 4 fábricas da Eternit localizadas estrategicamente nas cidades de Colombo (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Simões Filho (BA), 1 fábrica da controlada Precon Goiás na cidade de Anápolis (GO), 6 fábricas da controlada Tégula Soluções para Telhados, localizadas nas cidades de Atibaia (SP), São José do Rio Preto (SP), Içara (SC), Frederico Westphalen (RS), Anápolis (GO) e Camaçari (BA); e a SAMA Minerações Associadas, sediada na cidade de Minaçu (GO), terceira maior mineradora de crisotila do mundo.
O Grupo mantém showroom em São Paulo, na Avenida Rebouças, nº 2.175, com objetivo de apresentar o seu novo portfólio a sociedade em geral.
Atualmente, o Grupo conta com mais de 2.500 colaboradores e seus produtos são distribuídos em mais de 16 mil pontos de revenda em todo o país, além da forte atuação no mercado externo, exportando para mais de 20 países a fibra do crisotila.
A Eternit constituiu uma joint-venture com as Organizações Corona, multinacional colombiana, com mais 130 anos de experiência, operando 17 fábricas na Colômbia e 2 nos Estados Unidos da América, para a construção de sua fábrica de louças sanitárias no