analise da volatividade de precos
ISSN
1679-1614
ANÁLISE DA VOLATILIDADE DE PREÇOS DE
PRODUTOS AGROPECUÁRIOS NO BRASIL1
Kilmer Coelho Campos2
Resumo - A instabilidade de renda dos produtores e investidores, proveniente de flutuações nos preços, representa um problema cujas características e causas devem ser amplamente pesquisadas, em vista da importância da commodity no agronegócio nacional e das perdas que essas flutuações causam na lucratividade, nos empregos e nas divisas para o Brasil. Isto posto, utiliza-se a classe de modelos de heterocedasticidade condicional auto-regressiva (ARCH e GARCH), para caracterizar e analisar a volatilidade das séries de retornos mensais da soja, café, milho e boi gordo. A análise empírica da volatilidade mostra que esses produtos são marcados por acentuadas flutuações nos preços, em que choques positivos ou negativos geram impactos com período longo de duração. No somatório dos coeficientes de reação e persistência da volatilidade obtiveram-se valores próximos ou maiores do que um, o que indica que os choques na volatilidade irão perdurar por algum tempo.
Palavras- chave: volatilidade de preços, produtos agropecuários, Brasil.
1. Introdução
Segundo Baccarin apud Pimentel, Almeida e Sabbadini (2004), no final da década de 80 e começo da década de 90, houve alteração do quadro da política comercial brasileira, caracterizando-se pelo que seria chamada a abertura comercial brasileira, em que, por meio da redução nas barreiras alfandegárias de ordem tarifária, o país se abria às importações e permitia à sua indústria concorrer com os produtos elaborados no exterior.
Outras medidas importantes, neste período, também contribuíram para o desempenho exportador do Brasil, como a implementação do Mercado
Comum do Sul (Mercosul) e a reforma monetária no país, responsável
1
2
Recebido em: 25/05/2007 Aceito em: 15/08/2007
Doutorando em Economia Aplicada pelo Departamento de Economia Rural da UFV.
E-mail: