Analise da trilogia de Romeo Castellucci inspirado na Divina Comédia de Dante

407 palavras 2 páginas
Introdução

O presente estudo tem como função propor uma investigação com base nos vídeos apresentados na aula de práticas cênicas da trilogia, Inferno, Purgatório, e Paraíso1 inspirados na Divina Comédia de Dante, os espetáculos nos é apresentado em três eventos distintos, e transforma o texto épico de Dante em algo realmente vivo, pulsante, e visceral.
Imerso num estilo profundamente visual, Romeo Castellucci 2cria um universo de inquietude, e de mergulho ao medo, ao assombro, e que estimula os sentimentos, os sentidos, e convida a viver uma experiência de teatro arraigado pelas tentativas provocativas que nos é oferecida.
A enorme influência e importância no teatro contemporâneo, e a criação do teatro não narrativo desafia com sua linguagem visual as formas tradicionais de encenação. O trabalho desse artista é sempre surpreendente, e coloca em foco os questionamentos humanos. O diálogo deste trabalho é a manifestação mais profunda da comunicação intersubjetiva e caracteriza, tradicionalmente, a forma fundamental do texto verbal no teatro, que entra em conflito com a essência do fluxo do teatro não verbal – a manifestação dos efeitos e acontecimentos estéticos, que por vezes atingem seus pensamentos mais íntimos e não compartilhados.
Enquanto na obra literária a exposição dos pensamentos é possível pela forma mais livre dada ao discurso, no teatro não verbal as exigências do diálogo e da ação no mundo criam uma subjetividade. A priori centrado na discussão e no estudo da produção cultural contemporânea, e legitimando essas ações com arcabouço teórico em: Rosenfeld, Szondi, Artaud, e Lehmann.
Por meio da articulação de seu percurso na dramaturgia, em relação às formas produzidas na literatura e estética, examina-se o tratamento específico dado as influências contemporâneas no teatro, com base nas teorias de Peter Szondi, Anatol Rosenfeld e Hans-Thies Lehmann. A abordagem de sua manifestação efetivamente teatral se completa com o exame da situação

Relacionados