analise da obra O pequeno Príncipe
O PEQUENO PRÍNCIPE
Antoine de Saint-Exupéry
Análise da Obra
Narrador: narrador personagem, texto narrado em primeira pessoa .
Personagens: Piloto, o Pequeno Príncipe, as Pessoas grandes, o Elefante e a Jiboia, o Carneiro e a Caixa, os Baobás, a Rosa, o Geógrafo, o Rei, o Vaidoso, o Bêbado, o Homem de negócios, o Acendedor de Lampiões, o Astrônomo turco, a Raposa, a Serpente.
Espaço: deserto do Saara.
A obra:
Esta obra foi escrita em 1943, durante o exílio do autor nos Estados Unidos da América e na sua passagem Pelo Recife. Trata das mais profundas relações humanas como a amizade, o companheirismo, o amor, os sonhos, a imaginação, etc. Remete o autor a repensar situações cotidianas e instantes da vida que deixamos passar desapercebidos na correria do dia-a-dia. Possibilita também resgatar valores da infância e despertar a criança dentro de nos. Há na obra uma inversão constante de valores entre criança/adulto, uma linguagem metafórica, muitos signos e enigmas nas entrelinhas do texto que deve ser lido com calma e reflexão.
Resumo:
O piloto durante a infância foi desacreditado pelas pessoas em relação a seus desenhos e encorajado a seguir outra carreira como geografia, história, cálculo, gramática. (Assim como os desenhos, ele desistiu dos sonhos de criança porque ninguém nunca compreendera seus desenhos. Em: “As pessoas grandes não compreendem nada sozinha e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando”, há ai uma inversão de valores, sendo que deveriam ser os homens a explicar coisas as crianças). Essa criança, então, desistiu de ser desenhista e tornou-se piloto, estudou geografia, viajou pelo mundo, seguindo o conselho dos adultos. Um dia seu avião quebrou e caiu no deserto do Saara, o piloto se pôs a consertá-lo e no dia seguinte acordou ouvindo uma voz, era o pequeno príncipe que